Poupa o dinheiro, mas não sabe como administrá-lo
Gasta sem pensar, quando quer e onde quiser.
Recebe dinheiro quando quer e gasta com tudo.
O projeto aqui descrito apresenta a proposta de produto e aplicativo da marca fictícia Moneyster, desenvolvida para avaliação na disciplina Laboratório de Sistemas para Interação durante o período de intercâmbio no Politecnico di Milano (2019)
Profº GianLucca Brugnoli
Profª Franca Garzotto
Economizar dinheiro é um hábito que devemos começar bem cedo para continuarmos fazendo isso para sempre.
Aparentemente, a maioria de nós no final do mês sente o peso de saber como se organizar financeiramente, algo que poderia ser evitado caso recebessemos uma educação financeira de qualidade durante a nossa infância.
Foram coletadas um total de 118 respostar dos pais por questionário (Survey) em 4 países diferentes. O resultado foi que 80% dos pais acredita que as crianças precisam aprender a utilizar seu dinheiro. O gráfico de pizza abaixo mostra como o dinheiro é gasto hoje.
Apenas 20% dos pais ensinam seus filhos a utilizar o dinheiro através de exemplos. O gráfico de pizza ao lado mostra como os pais ensinam são filhos.
Crianças
Mark
8 anos
O Moderado
Poupa o dinheiro, mas não sabe como administrá-lo
Adam
7 anos
Gastador
Gasta sem pensar, quando quer e onde quiser.
Chiara
11 anos
“carteira aberta”
Recebe dinheiro quando quer e gasta com tudo.
Pais
Poupa o dinheiro, mas não sabe como administrá-lo
Gasta sem pensar, quando quer e onde quiser.
Recebe dinheiro quando quer e gasta com tudo.
Após o levantamento inicial, questionário, entrevsitas e realização das personas, Realizamos um braimstorm para geração de ideias para o projeto final.
Após a geração de odeias, essa foram filtradas até chegar na solução final: Um cofre/vaso interativo que iria responder as moedas colocadas para a crianças.
Tulipa Google
Tamagochi
Porquinho de dinheiro
Esses são alguns dos primeiros sketches escolhidos com o tema MONSTROS.
Utilizamos esses desenhos como inspiração e para entender o nosso projeto final.
Um cofre educativo para crianças de 5 a7 anos e seus pais que querem poupar dinheiro.
O cofre em forma de montrinho que conforme a criança o alimenta com moedas o sistema de arduíno interno alimenta a a semente com água e faz a planta germinar.
Como complemento ao projeto do cofre, foi desenvolvido um trabalho de elaboração de aplicato que serviria para venda e manutenção dos Moneysters.
Para o projeto final do aplicativo foi realizado o fluxo básico da loja onde seram vendidos os produtos relacionados ao Moneyter, desde sementes, peças e o cofre completo.
Fiz algumas telas quem compoem o fluxo básido do aplicativo. Sinta-se a vontade para testá-lo no botão abaixo.
O ideal é testar o protótipo em um aparelho celular, mas este funciona sem problemas em uma simulação web.