Eco Oca

Sobre o Projeto

O trabalho aqui descrito apresenta a proposta do serviço e do projeto de comunicação visual para a marca fictícia Eco Oca, desenvolvida para a disciplina Programação Visual 8: Ambiente e Cidade (AUP 2316) do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Orientador

Equipe

Karen Laurindo, André Youn, Luisa Rodrigues, Ah Ro Yoon, Nikolas Suguiyama e Elisabeth Gonzales

Indice
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    O desafio

    Situado no entorno da Praça da Sé, o projeto surge de uma pesquisa de campo que destaca diversos problemas sociais, incluindo o aumento de pessoas sem moradia, o excesso de lixo nas ruas e o elevado índice de criminalidade. A Eco Oca propõe um sistema-intervenção no centro da cidade, oferecendo oficinas profissionalizantes acessíveis para estimular a produção de peças gráficas e produtos a partir de materiais de reuso e reciclados.

    Essas oficinas não apenas prolongariam a permanência das pessoas na região, mas também proporcionariam oportunidades para aqueles que frequentam a Sé e as pessoas em situação de rua desenvolverem habilidades manuais e criativas, gerando uma renda extra com produtos feitos a partir de materiais reciclados. Para alinhar a identidade visual com a proposta de design de serviço do projeto, apresentamos uma amostra do material gráfico da Eco Oca.

    O local: Praça da Sé

    A Praça da Sé, conhecida pela diversidade social e étnica de seus frequentadores, destaca-se por diversas manifestações culturais, como pregações religiosas, apresentações artísticas, eventos significativos e manifestações políticas. Esse cenário efervescente motivou a escolha desse espaço central e popular para o projeto, que busca se integrar à rica configuração urbana da cidade de São Paulo.

    Processo de Design

    Após a escolha do local do projeto, criamos um mapa mental da Praça da Sé, utilizando informações de pesquisas e experiências anteriores no local. Sob a orientação do Professor Leandro Velloso, da disciplina de Programação Visual, o objetivo desse mind map foi mapear e compreender os principais elementos e relações associados à Praça da Sé.

    Definições: EcoOca

    Com base nos resultados do mapa mental e da pesquisa de campo, o grupo concebeu a Eco Oca como um espaço de oficinas para a fabricação de móveis, brinquedos e objetos utilitários, utilizando materiais de reuso provenientes dos restaurantes locais da região da Sé. Além de conscientizar sobre o excesso de lixo e alternativas de reuso, a Eco Oca tem como propósito envolver e capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade na produção de peças que desenvolvem habilidades manuais, sendo aplicáveis em diversos ambientes.

    Espaço das oficinas

    Em uma releitura urbana, a oca desenvolvida pelo grupo corresponde a uma grande geodésia preenchida por garrafas PET coloridas. A abordagem lúdica do espaço funciona ainda como uma grande escultura que ressignifica o uso das garrafas PET e atrai os pedestres para o programa, associada à noção de comunidade que a oca evoca.

    Escopo do Projeto

    A partir de um brainstorm e discussões, o grupo definiu o escopo do projeto como o desenvolvimento de uma identidade visual para um serviço colaborativo a ser instalado na Praça da Sé, nomeado de Eco Oca.

    Jornada do Serviço

    Recolhimento de Materiais

    Coleta de lixo em condição de reuso nas lojas da região e recebidos de embalagens usadas entregues por usuários na Oca

    Triagem: separação dos materiais coletados em bom estado para uso (local externo ao espaço do projeto)

    Limpeza e preparação dos materiais para o uso nas oficinas

    Catalogação e armazenamento dos materiais que serão reutilizados

    Oficinas de Fabricação

    Inscrição para as oficinas por meio de lista presencial por ordem de chegada e lista online com vagas limitadas (prioridade para quem mora longe)

    Momento de espera no espaço externo antes do início da oficina; apresentação do projeto e exposição dos objetos desenvolvidos em oficinas anteriores

    Assinatura de termo de responsabilidade por materiais usados na fabricação dos objetos

    Desenvolvimento coletivo dos utensílios e posteriores organização do espaço de fabricação para a próxima oficina a ser realizada.

    Publico Alvo

    Meios de Divulgação

    O desenvolvimento da identidade visual da Eco Oca se deu com foco em dois caminhos importantes:

    1. A reprodução da marca em materiais impressos, a partir dos quais as pessoas teriam um primeiro contato com o Programa nos arredores da Praça da Sé. 
    2. A aplicação da marca nos meios digitais, onde haveria um primeiro contato dos usuários com o Projeto por um site/redes sociais.

    Personas

    Essa configuração específica aponta para um contraste entre públicos que demanda uma comunicação gráfica acessível e dinâmica, que possa se adaptar aos diferentes meios e públicos. Este fato levou o grupo a elaborar as personas de usuários que teriam interesse em participar das oficinas da Eco Oca.

    Manual de Identidade Visual

    Logo

    O logotipo é formado pela diagramação vertical de Eco e Oca com a tipografia Raleway Black em caixa baixa e caixa alta. Possui hastes grossas que permitem melhor legibilidade, e foi projetado em duas versões oficiais: uma somente tipográfica e a outra com o uso de uma caixa ao redor de Oca, para aplicações em fundo irregular.

    Grid e Margem de Segurança

    Nas Figuras 1 e 2 da página estão representadas as proporções construtivas das duas versões oficiais do logotipo. Em amarelo, é definido o espaçamento mínimo para aplicação da marca em conjunto com outros logotipos.

    Redução Máxima

    A fim de não prejudicar sua legibilidade, foi definida redução máxima de 1.4 cm de altura para a versão simples do logotipo e 1.5 cm de altura para a versão com a caixa.

    Imagem: Prints de comentários dos usuários

    Cores Institucionais

    As cores institucionais da marca correspondem à paleta CMYK: ciano, magenta e amarelo, que podem ser usadas em fundos de peças digitais ou na impressão de materiais gráficos em determinados fundos, mais o uso do preto, restrito à detalhes e ocupação máxima do fundo de cada material em 10% do tamanho da peça. A aplicação do CMYK em fundos pode se dar em variações de 10% de coloração (C=90% ; C=80% ; C=70%…).

    Imagem: Prints de comentários dos usuários

    Tipografia

    As tipografias principais – também utilizadas no logotipo – são a Raleway Bold e a Raleway Black; a aplicação prevista é que essas fontes sejam usadas para chamadas e títulos de peças de divulgação e textos institucionais. A tipografia auxiliar padrão para texto corrido é a Open Sans Regular, com a alternativa para destaques Open Sans Bold. Em aplicações especiais como cartazes e peças eventuais, o uso de outras tipografias para formação de estampas tipográficas ou em chamadas fora dos textos explicativos é livre.

    Imagem: Prints de comentários dos usuários

    Aplicação da Identidade Visual

    Folder para divulgação

    Fichas de Fabricação

    Infográfico

    Lambes

    Site

    Facebook

    Premiação 

    Em setembro de 2019 o Projeto EcoOca foi ganhador do concurso Nascente na categoria Design. Além do prêmio o projeto foi exposto junto a outros projetos finalistas no Cento Universitário Maria Antônia.

    Para mais informações seguem alguns links de referência: 

    https://prceu.usp.br/nascente/

    https://prceu.usp.br/noticia/premiacao_nascente_2019/